segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Proposta do projeto



O nosso objeto de estudo relaciona-se ao esforço de levar acadêmicos e futuros profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dos anos/séries iniciais do curso Normal a Nível Médio denominado no Estado do Paraná de “Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível Médio, na modalidade Normal” a uma reflexão sobre as concepções teórico-metodológicas e práticas para a alfabetização/letramento, necessárias às questões da contemporaneidade a luz das teorias da linguagem e de sua função social, lembrando que é por meio dela que nos apropriamos do conhecimento produzido historicamente pela humanidade, ou seja, apreendemos a realidade, o mundo.
Desta forma, é importante destacar, a pré-história da linguagem escrita, a fala como organizadora do pensamento e da consciência (Vygotsky), e como, e porque a linguagem foi produzida pelos homens. Neste cenário abordaremos o letramento e suas implicações na aprendizagem da escrita, do ponto de vista da linguagem verbal e não verbal e dos efeitos de sentido dos signos sociais, o texto como ponto de partida e de chegada, a escrita sua produção e reestruturação, a literatura infantil “[...] utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. [...]” (ABRAMOVICH).

Assim, o educador deve olhar o processo educacional como uma prática social não isolada, mas sempre em relação a outras práticas imbricadas. Refletir sobre a organização social, cultural e política em que o sistema escolar está inserido e neste sentido as formas de linguagens é que vai ajudá-lo a entender como foi construído o percurso gerativo dos sentidos de um texto, ou seja, quais os efeitos de sentido dos signos sociais que o rodeiam para que ele e seus educandos se apropriem da realidade, da palavra-mundo (FREIRE)
Portanto, a concepção de Sociedade, de Homem e de Educação determina a Prática Social, e a concepção de Educação que ele (educador) tem, determinará também sua Ação Pedagógica, e ela será o que ele faz no contexto do ensino–aprendizagem da sala de aula.

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