Paralelo entre a historia da escrita e a hipótese de desenvolvimento da escrita na teoria de Emília Ferreiro
Este trabalho teve como objetivo analisar como ocorreu a evolução da escrita e os níveis
de desenvolvimento pelo qual a criança passa, bem como expor os níveis de
desenvolvimento pelo qual a criança se apropria da escrita na Teoria de Emília
Ferreiro, propondo novas atividades que auxiliem e contribuam no processo de
desenvolvimento da escrita da criança.
Breve fundamentos
O processo de desenvolvimento da escrita ocorre em vários níveis
na criança, e o professor deve estar atento a esses níveis respeitando o
processo de aprendizagem do educando. Algumas atividades podem ser trabalhadas
nesse processo de apropriação da escrita tais como: bingo dos nomes, formando
palavras, dominó das silabas, pescaria com figuras para serem associadas a
faixa do alfabeto, entre outros que podem auxiliar o professor na sala de aula.
A linguagem e a escrita estão presentes em tudo
que conhecemos e é algo necessário para nossa convivência no meio social, pois
é pela linguagem que o homem estabelece relações uns com os outros.
A história da escrita se caracteriza pela
escrita de desenhos que representavam as ideias a realidade e a vida, porém
esses desenhos ao longo dos anos foram perdendo alguns de seus traços mais
importantes dos objetos que retratavam tornando-se apenas convenção da escrita.
Cagliari (2004) explica que a escrita era
dividida por fases que se caracterizam como pictórica que se expressava por
desenhos, a fase ideográfica que se apresentava por desenhos especiais
denominados ideogramas, já na fase alfabética se caracteriza pelo o uso de
letras. Com base nisso a escrita sempre esteve em constante evolução na procura
de melhoria para desenvolver sua evolução.
A escrita seja ela qual for sempre foi uma
maneira de representar a memória coletiva, religiosa, mágica, cientifica,
política, artística, cultural. A invenção do livro e sobretudo da imprensa são
grandes marcos da história da humanidade, depois é claro, da própria invenção
da escrita. CAGLIARI (2004, p.112).
O docente deve estar atento a todas essas
transformações pela qual a escrita passou, para que possa entender que o
processo de apropriação da escrita que a criança passa não é algo simples, e
escolha de metodologias e atividades que possam contribuir significativamente
na aprendizagem devem ser levados em considerações pelo professor.
Segundo Emília Ferreiro a aprendizagem da
escrita divide-se em fases ou níveis de representação pelas crianças, ela
afirma que a criança também faz desenhos para representar suas ideias e sua
realidade.
Ferreiro (1985) afirma que as crianças não
aprendem simplesmente porque veem letras escritas e sim porque se propõem a
compreender porque essas marcas gráficas são diferentes das outras. Não
aprendem simplesmente porque veem e escutam e sim porque elaboram o que
recebem, porque trabalham cognitivamente com que o meio lhes oferece “[...]
antes de atingir a idade escolar, a criança já aprendeu e assimilou um certo
número de técnicas que prepara o caminho para escrita, técnicas que capacita, e
que tornaram incomensuravelmente mais fácil aprender o conceito e a técnica da
escrita.”
Na escola a criança aprenderá um sistema de
signos padronizado, culturalmente elaborado, a aprendizagem da escrita acontece
por meio da mediação, o professor é responsável por este processo de mediação.
Por isso a importância do professor compreender como acontece a apropriação da
escrita pelas crianças com base na teoria de Ferreiro.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Os jogos têm um papel social muito importante,
ele auxilia no desenvolvimento da cognição do individuo e de algumas faculdades
mentais, como: percepção, memória, pensamento, imaginação e linguagem.
Sendo assim foi selecionado para trabalhar com
os alunos (normalistas) o bingo dos nomes, jogo de formar palavras e pescaria
com figuras.
O bingo dos nomes é uma proposta para a
alfabetização, no qual se associa as primeiras fases da Emilia Ferreiro, pois
trabalha com o reconhecimento das letras do alfabeto, partindo do próprio nome
da criança.
O jogo de formar palavras tem por objetivo
trabalhar o funcionamento do sistema alfabético com as crianças, com este jogo,
os alunos podem compreender como a palavra é formada. De acordo com a teoria de
Emilia Ferreiro, esta atividade pode ser trabalhada na fase pré-silábica e
silábica, no qual se insere nos vários níveis de desenvolvimento pelo qual a
criança passa.
A atividade da pescaria tem por objetivo
auxiliar a criança no reconhecimento das letras do alfabeto e na formação das
palavras, contribuindo com o processo de alfabetização do aluno.
CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO
DOCENTE
Ao trabalhar a história da escrita em paralelo à teoria de Emília
Ferreiro espera-se que os alunos (normalistas) possam compreender o processo de
desenvolvimento da criança e os níveis de aprendizado pelos quais a criança
passa.
REFERÊNCIAS:
CAGLIARI,
Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo, 2004
AZENHA,
Maria da Graça. Imagens e Letras; Ferreiro e Luria, duas teorias
psicogenéticas. 1995.
FERREIRO,
Emília. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. São
Paulo, 1985.
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