terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tema trabalhado no mês de novembro e início de dezembro de 2013

As contribuições das noções geográficas no processo de ensino aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental

 Este trabalho teve como intuito desenvolver atividades pedagógicas para orientar o trabalho dos futuros professores sobre os conceitos e conteúdos geográficos, com propostas que auxiliem e contribuam no processo de desenvolvimento da leitura/escrita e no ensino da geografia.

A geografia tem como objeto de ensino o espaço geográfico, e este é histórico e socialmente produzido. O que exige a compreensão das relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, por meio do processo de trabalho e das relações sociais de produção. O Currículo Básico traz como objetivo de ensino da geografia, desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar e interpretar criticamente a realidade para posteriormente apontar as possibilidades de transformações, fazer a relação homem-meio/organização do espaço pelo homem. O ensino da geografia visa desenvolver o raciocínio geográfico e a formação de uma consciência espacial, partindo da maneira em que a geografia lê o mundo e estuda a sociedade. Com isso a geografia não pode mais ser entendida como o “estudo da terra”, e sim como o estudo da organização do espaço pela sociedade humana. A mesma deve ser ensinada de maneira que venha perceber e reconhecer que o espaço é uma dimensão da sociedade, é ele que da condição para a sociedade ser o que é, devendo perpassar os conteúdos e atividades escolares da Geografia.

O processo de ensino da geografia nos anos iniciais deve ser gradativo, com trabalhos pedagógicos a partir da seleção e planejamento dos mais variados materiais que permitam observar e analisar os conceitos geográficos por meio das representações gráficas e cartográficas, dos jogos, brincadeiras, dramatizações, histórias infantis, aulas de campo, leitura de imagens e outros instrumentos que desenvolvam o raciocínio O professor necessita focar seu trabalho entre os conceitos cotidianos e científicos, possibilitando ao aluno a apropriação do conhecimento sistematizado sobre os fenômenos geográficos.

Atividades propostas:

Caça ao tesouro: Percorrer os espaços da escola. Objetivo: trabalhar noção de espaços, a lateralidade, identificando a localização dos espaços.



Calendário: Produção do calendário em sala de aula, contendo mês, ano, dias da semana, quantidade de semanas no mês, rotina, aniversários, hoje o dia está:. Objetivo: trabalhar a noção de tempo por meio do calendário, enfocando o ontem e hoje, a rotina da sala de aula.
Explicação sobre como utilizar em sala de aula o calendário pedagógico

Alunas normalistas manuseando o material para melhor compreensão de como utilizá-lo como recurso didático



Mapear o próprio eu. Nessa atividade o aluno se deita sobre a folha de papel craft, e o professor ou o aluno faz o risco contornando o seu corpo, feito isso, o aluno deverá nomear as partes de seu corpo e pintar o molde do corpo que foi feito e por fim fazer uma legenda colocando os nomes referentes às cores que ele pintou. Objetivo: auxiliar para que o aluno tome consciência de sua estatura, das posições dos seus membros e dos lados do seu corpo, pois ao mapear o próprio corpo ele estará generalizando, observando a proporcionalidade e selecionando os elementos mais significativos.
Explicação sobre como trabalhar com o mapa corporal


Maquete da sala de aula. Primeiramente a criança vai observar a sala de aula para identificarem os pontos de referências às localidades dos objetos. Feito isso deverão fazer uma planta da sala em uma folha de papel sulfite, para posteriormente estar montando a maquete. Objetivo: a maquete servirá de base para explorar as projeções do espaço vivido (sala de aula) para o espaço representado ( planta e a maquete).
Maquete representando uma sala de aula (produzida em caixa de papelão)



Desenho da quadra onde moram. Nessa representação identificar os vizinhos da direita, da esquerda. Desenho do trajeto percorrido entre a casa e a escola, lembrando-os de observar os nomes das ruas, tipos de estabelecimentos, direções, etc.
Construção de uma linha do tempo para compreender como foi surgindo e se modificando o município e o bairro. Planta baixa do bairro.
Mapa do bairro dos “Meus Sonhos”, ou seja, sugerir aos alunos que imaginem ter poderes para modificar o bairro, sendo que o objetivo é levar os alunos a criar visões alternativas, modificando praças, construindo hospitais, enfim, possibilitar ao aluno uma visão critica sobre as transformações, bem como os problemas existentes no bairro e melhorias.
Aulas de campo, entrevistas com moradores, pesquisas em jornais, revistas, dados culturais e demográficas, analise de fotos e documentos, para identificar as transformações ocorridas neste espaço.
Objetivo: Trabalhar a leitura e escrita, possibilitando aos educandos um despertar do pensamento geográfico e o entendimento sobre o bairro e o local em que vivem, desenvolvendo noções de orientação e localização, bem como discutir historicamente as transformações ocorridas no espaço modificado pelo homem.
desenho da quadra onde mora ou da escola


trajeto/caminho até a escola


Erosão no solo. Por meio de aula de campo, levar os alunos para a “Estrada Boiadeira” em  Campo Mourão para que estes possam analisar o fenômeno causado pela Erosão no solo, explicando aos mesmos que a erosão é um processo de deslocamento da terra ou de rochas de uma superfície, podendo ocorrer por meio de fenômenos da natureza ou provocados pelo ser humano. Realizar experiência, para melhor compreensão dos alunos, utilizando dois recipientes de terra um com vegetação e outro danificado devido as condições da natureza e transformações causadas pelo homem. Objetivos: auxiliar o aluno a compreender  que o processo da erosão é um fenômeno que pode ser observado no espaço do próprio município e em outros locais, destacando conteúdos que abrangem espaço, territorialidade, auxiliar o aluno na compreensão de que a localização do município dentro do estado.
Explicação com imagens sobre erosão 


Experiência sobre erosão 

Mapas. Trabalhar o desenvolvimento da leitura e interpretação de mapas e sua importância para representação e localização no espaço e tempo em que vivemos.
quebra-cabeça




CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

O trabalho com conteúdos geográficos é importante no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, este trabalho contribui para os alunos (normalistas) conhecer as possibilidades de se trabalhar com as noções geográficas por meio de metodologias diferenciadas das que se encontram presentes nos livros didáticos e das que permearam o ensino dessa disciplina durante muito tempo.
Dessa maneira, entendemos que cabe ao professor buscar nas diferentes linguagens novos instrumentos que o auxilie pedagogicamente, possibilitando ao aluno a apropriação do conhecimento sistemático em torno da geograficidade dos fenômenos, uma vez que o objeto de estudo do pedagogo é o fenômeno educativo em suas múltiplas linguagens e relações, materializadas na articulação entre os conhecimentos produzidos na prática social e educativa.

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Rosângela Dion de. Passini, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representações. São Paulo: Contexto, 2006.

CASCAVEL. Currículo Básico para Escola Publica Municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cascavel, 2007.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. ( Coleção ideias em ação/ coordenadora Anna Maria Pessoa de Carvalho).

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. CALLAI, Helena Copetti. e KAERCHER Nestor André. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: mediação, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 11ª ed. 2008 –Campinas, SP: Papirus, 1998.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos:
Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais. Curitiba, 2010.

PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1992.