A HISTÓRIA DA ESCRITA E A RELAÇÃO DA LINGUAGEM COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
O
inicio das atividades se deu por meio da origem da História da Escrita e a
Relação da Linguagem com outras áreas do conhecimento. Tendo como objetivo,
apresentar aos alunos o processo de evolução da escrita, expondo a relação da
linguagem e da escrita com as outras disciplinas e propor novas metodologias
por meio de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização/letramento.
O
trabalho foi desenvolvido na escola-campo, com respaldo teórico sobre a escrita
sua história e evolução, seguindo-se de atividade práticas, direcionando as
mesmas para serem aplicadas em sala de aula com alunos em fase de
alfabetização.
Atividades práticas realizadas pelos alunos
- Ilustração
do livro ‘História da escrita’ por meio de desenhos representando a escrita das
cavernas até os dias atuais, e a escrita na argila por meio de códigos da
escrita cuneiforme. (materiais utilizados: folha sulfite A4, lápis grafit, lápis de cor; argila, palito/espeto de churrasco, bandeja/prato de isopor).
Ilustração do livro
Escrita na argila
- Carta enigmática:
Decifrando os códigos e os meios de comunicação, com base na teoria
histórico-cultural.(materiais utilizados: folha sulfite A4, lápis, e.v.a caneta permanente).
- Dinâmica de expressão
corporal. (material utilizado: cadeiras).
- Produção do Tangram, por meio da contação de história.(materiais utilizados: cartolina, tesoura, régua).
OBJETIVOS DAS ATIVIDADES TRABALHADAS
O objetivo das atividades é
propiciar aos alunos a pensarem sobre as mudanças que ocorreram historicamente
para se chegar à escrita que conhecemos hoje, possibilitando a compreensão de
que a linguagem (tanto falada como a escrita) precisa ser entendida por todos,
não importando o código. Enfatizando a linguagem e sua relação com as outras
áreas do conhecimento e que as disciplinas não devem ser vistas como um campo
isolado do conhecimento, expondo a importância dos jogos no processo de
ensino-aprendizagem da alfabetização/letramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário