segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA CAMPO EM 01/11 e 08/11/12


A HISTÓRIA DA ESCRITA E A RELAÇÃO DA LINGUAGEM COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO 


O inicio das atividades se deu por meio da origem da História da Escrita e a Relação da Linguagem com outras áreas do conhecimento. Tendo como objetivo, apresentar aos alunos o processo de evolução da escrita, expondo a relação da linguagem e da escrita com as outras disciplinas e propor novas metodologias por meio de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização/letramento.
O trabalho foi desenvolvido na escola-campo, com respaldo teórico sobre a escrita sua história e evolução, seguindo-se de atividade práticas, direcionando as mesmas para serem aplicadas em sala de aula com alunos em fase de alfabetização.

 Atividades práticas realizadas pelos alunos

  •   Ilustração do livro ‘História da escrita’ por meio de desenhos representando a escrita das cavernas até os dias atuais, e a escrita na argila por meio de códigos da escrita cuneiforme. (materiais utilizados: folha sulfite A4, lápis grafit, lápis de cor; argila, palito/espeto de churrasco, bandeja/prato de isopor). 
    Ilustração do livro



    Escrita na argila


  • Carta enigmática: Decifrando os códigos e os meios de comunicação, com base na teoria histórico-cultural.(materiais utilizados: folha sulfite A4, lápis, e.v.a caneta permanente).

  •  Dinâmica de expressão corporal. (material utilizado: cadeiras).


  • Produção do Tangram, por meio da contação de história.(materiais utilizados: cartolina, tesoura, régua).


 

 OBJETIVOS DAS ATIVIDADES TRABALHADAS

O objetivo das atividades é propiciar aos alunos a pensarem sobre as mudanças que ocorreram historicamente para se chegar à escrita que conhecemos hoje, possibilitando a compreensão de que a linguagem (tanto falada como a escrita) precisa ser entendida por todos, não importando o código. Enfatizando a linguagem e sua relação com as outras áreas do conhecimento e que as disciplinas não devem ser vistas como um campo isolado do conhecimento, expondo a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização/letramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário