segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES REALIZADAS EM 22/11 e 27/11/2012 NA ESCOLA CAMPO

ORIGENS DOS MÉTODOS E DAS CARTILHAS

O presente tema tem como objetivo entender como os métodos e as cartilhas adentraram às escolas e quais seus pontos positivos e negativos para a apropriação da escrita, bem como fazer uma analise das produções dos métodos de alfabetização, refletindo sobre o modo como as cartilhas/apostilas são utilizadas em sala de aula.

Mortatti (2006) afirma que as disputas pelo domínio de determinados métodos de alfabetização durante vários momentos da educação brasileira, teve como principal destaque as cartilhas como instrumento de concretização dos métodos e conteúdos de ensino.



A partir dos estudos e discussões sobre o tema, a intencionalidade é de fazer com que os alunos da formação docente possam ter uma melhor compreensão sobre os métodos utilizados e seus equívocos, percebendo que se pode inovar a forma metodológica de se trabalhar em sala de aula adequando as necessidades e curiosidades dos educandos ao conteúdo sistematizado.


ATIVIDADES PRÁTICAS


Oficinas com tampas de garrafa pet, caixas de fósforos e faixa do alfabeto (bolsão).

Estes recursos servem de ferramenta pedagógica como apoio em jogos educativos, no qual os educandos de formação docente confeccionaram os materiais para realizarem os jogos.

As atividades tiveram duração de 8 horas/aula, com intuito de mostrar aos alunos de formação docente que existem outras maneiras de alfabetizar/letrando utilizando o lúdico como ferramenta de alfabetização.
Alfabeto movel em tampa de garrafa pet


alfabeto movel em caixa de fosforo


faixa do alfabeto (bolsão)



Objetivos:
 Desenvolver a memorização, a atenção, a concentração e o reconhecimento das letras do alfabeto, no qual os alunos normalistas da escola campo terão a oportunidade de aplicar estas oficinas em seus estágios realizados no Ensino Fundamental e também quando forem professores.

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