ORIGENS DOS MÉTODOS E DAS CARTILHAS
O presente tema tem
como objetivo entender como os métodos e as cartilhas adentraram às escolas e
quais seus pontos positivos e negativos para a apropriação da escrita, bem como
fazer uma analise das produções dos métodos de alfabetização, refletindo sobre
o modo como as cartilhas/apostilas são utilizadas em sala de aula.
Mortatti
(2006) afirma que as disputas pelo domínio de determinados métodos de
alfabetização durante vários momentos da educação brasileira, teve como principal
destaque as cartilhas como instrumento de concretização dos métodos e conteúdos
de ensino.
A partir dos estudos e
discussões sobre o tema, a intencionalidade é de fazer com que os alunos da
formação docente possam ter uma melhor compreensão sobre os métodos utilizados
e seus equívocos, percebendo que se pode inovar a forma metodológica de se
trabalhar em sala de aula adequando as necessidades e curiosidades dos
educandos ao conteúdo sistematizado.
ATIVIDADES PRÁTICAS
Oficinas com tampas de
garrafa pet, caixas de fósforos e faixa do alfabeto (bolsão).
Estes recursos servem de
ferramenta pedagógica como apoio em jogos educativos, no qual os educandos de
formação docente confeccionaram os materiais para realizarem os jogos.
As atividades tiveram duração
de 8 horas/aula, com intuito de mostrar aos alunos de formação docente que existem
outras maneiras de alfabetizar/letrando utilizando o lúdico como ferramenta de
alfabetização.
Alfabeto movel em tampa de garrafa pet |
alfabeto movel em caixa de fosforo |
faixa do alfabeto (bolsão) |
Objetivos:
Desenvolver a memorização, a atenção, a concentração e o
reconhecimento das letras do alfabeto, no qual os alunos normalistas da escola campo
terão a oportunidade de aplicar estas oficinas em seus estágios realizados no
Ensino Fundamental e também quando forem professores.
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