terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Atividades realizadas em 06/12/2012



A Psicogênese da língua escrita


Este tema tem por objetivo analisar como a criança aprende de acordo com as ideias de Emília Ferreiro, conhecer as fases e níveis da escrita à luz da Psicogênese da Língua Escrita, bem como propiciar aos alunos de formação docente a compreensão da construção da escrita do ponto de vista da Teoria de Piaget e Ferreiro.

Emília Ferreiro, doutora pela Universidade de Genebra, orientanda e colaboradora de Jean Piaget, desenvolveu várias pesquisas sobre a aquisição da linguagem escrita pelas crianças. Ferreiro e Teberoski (1987), após inúmeras pesquisas perceberam que a criança aprende pela representação, pois a ontogênese (origem do homem) repete a filogênese (origem da espécie), por meio de sua psicogênese (origem da psiquê).
Nesse sentido, a criança constrói a linguagem escrita pelos mesmos estágios que a humanidade passou para chegar a língua escrita. Ferreiro não criou um método para ensinar a ler e escrever, mas estudou a forma como a criança constrói esse conhecimento.
Nesse sentido o trabalho sobre a teoria de Emília Ferreiro com os alunos (normalistas) possibilitaram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os seus estudos, mostrando que Ferreiro não criou um método para alfabetizar, e sim buscou compreender como a criança aprende.


 Atividade Proposta - Confecção de um bingo pedagógico

 


A confecção do bingo tem como objetivo direcionar o uso de novas metodologias em sala de aula, mostrando que é possível alfabetizar/letrar utilizando-se de outros recursos.

  • Livro com proposta de atividades pedagógicas diferenciadas

FERREIRO, Emília & TEBEROSKI, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre. RS: Artes Médicas, 1987.

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