O uso dos jogos em sala de aula como recurso pedagógico na alfabetização/letramento
Este
trabalho teve como intuito analisar como os jogos contribuem para a
alfabetização/letramento e a importância de se trabalhar os diversos tipos de
jogos em sala de aula, pois além de serem metodologias mais coerentes de se
trabalhar com crianças, auxiliam para melhores resultados no processo de ensino
e aprendizagem contribuindo com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
O sentido histórico do Jogo decorre do
fato de este ser uma construção humana histórica, presente desde a comunidade
primitiva até os dias atuais. Por meio de seu caráter histórico pode-se apontar
que ele está vinculado à cultura, a forma como o homem produziu sua existência
em determinado momento histórico. Os jogos envolvem fatores “[...]
sócio-econômicos-culturais [...]” Alves (2003, p.01), pois diz respeito a
atividade transformadora da natureza pelo homem, o trabalho.
Para que a
utilização do jogo em sala de aula alcance resultados positivos, é necessário o
professor estar atento na metodologia que está utilizando, precisa selecionar
muito bem qual jogo utilizará e antes de propor o jogo aos alunos é essencial
que o conheça, pois se faz necessário a intervenção pedagógica, e o professor
só estará apto a realizar esta intervenção se conhecer o material que está
utilizando.
Quando se trabalha jogos em sala de
aula, o professor auxilia no desenvolvimento do aluno e torna as aulas
diferentes, pois não fica apenas em aulas repetitivas e padronizadas nas
instituições escolares. O trabalho com jogos quando bem organizados, propicia ao educando um desenvolvimento amplo
de habilidades como análise, reflexões, levantamento e hipóteses, argumentação
e organização que estimulam o raciocínio lógico do aluno, isso ocorre por que
quando o aluno joga ele tem a capacidade de resolver problemas e questionar
sobre os mesmos, o jogo possibilita uma situação de prazer e aprendizagem ao
mesmo tempo.
Os jogos além de estimular a
aprendizagem e o desenvolvimento, propiciam ao educando o desenvolvimento da
linguagem e a interação entre as crianças, contribui para que cada uma defenda
seu ponto de vista, tornando- se um cidadão crítico e consciente. O jogo que
antes era visto como descanso ou passatempo pela equipe pedagógica agora começa
a ser inserido nas aulas no sentido de uma dimensão lúdica, já que a criança ao
jogar desenvolve suas capacidades psíquicas.
Atividades: apresentação de diversos tipos de jogos que podem ser utilizados como recurso didático. Segue abaixo algumas fotos.
Jogos teatrais
Outros
Abáco |
Tapete centopeia |
Parlendas |
CONTRIBUIÇÃO DA
ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Com este trabalho esperamos
contribuir para o aprendizado dos alunos (normalistas) bem como para o nosso
próprio aprendizado, enquanto futuras pedagogas, pois é de grande relevância
que os jogos não sejam vistos como passatempo em sala de aula, mas sim como um
recurso pedagógico que podem contribuir para resultados extraordinários no
processo de ensino e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário