segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Atividades realizadas em 11/06 - 24/06 e 31/07/2013

O uso dos jogos em sala de aula como recurso pedagógico na alfabetização/letramento


Este trabalho teve como intuito analisar como os jogos contribuem para a alfabetização/letramento e a importância de se trabalhar os diversos tipos de jogos em sala de aula, pois além de serem metodologias mais coerentes de se trabalhar com crianças, auxiliam para melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem contribuindo com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.

O sentido histórico do Jogo decorre do fato de este ser uma construção humana histórica, presente desde a comunidade primitiva até os dias atuais. Por meio de seu caráter histórico pode-se apontar que ele está vinculado à cultura, a forma como o homem produziu sua existência em determinado momento histórico. Os jogos envolvem fatores “[...] sócio-econômicos-culturais [...]” Alves (2003, p.01), pois diz respeito a atividade transformadora da natureza pelo homem, o trabalho.
Para que a utilização do jogo em sala de aula alcance resultados positivos, é necessário o professor estar atento na metodologia que está utilizando, precisa selecionar muito bem qual jogo utilizará e antes de propor o jogo aos alunos é essencial que o conheça, pois se faz necessário a intervenção pedagógica, e o professor só estará apto a realizar esta intervenção se conhecer o material que está utilizando.
Quando se trabalha jogos em sala de aula, o professor auxilia no desenvolvimento do aluno e torna as aulas diferentes, pois não fica apenas em aulas repetitivas e padronizadas nas instituições escolares. O trabalho com  jogos quando bem organizados,  propicia ao educando um desenvolvimento amplo de habilidades como análise, reflexões, levantamento e hipóteses, argumentação e organização que estimulam o raciocínio lógico do aluno, isso ocorre por que quando o aluno joga ele tem a capacidade de resolver problemas e questionar sobre os mesmos, o jogo possibilita uma situação de prazer e aprendizagem ao mesmo tempo.
Os jogos além de estimular a aprendizagem e o desenvolvimento, propiciam ao educando o desenvolvimento da linguagem e a interação entre as crianças, contribui para que cada uma defenda seu ponto de vista, tornando- se um cidadão crítico e consciente. O jogo que antes era visto como descanso ou passatempo pela equipe pedagógica agora começa a ser inserido nas aulas no sentido de uma dimensão lúdica, já que a criança ao jogar desenvolve suas capacidades psíquicas.

Atividades: apresentação de diversos tipos de jogos que podem ser utilizados como recurso didático. Segue abaixo algumas fotos.

 Jogos teatrais

 

Outros
Abáco

Tapete centopeia


Parlendas

CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Com este trabalho esperamos contribuir para o aprendizado dos alunos (normalistas) bem como para o nosso próprio aprendizado, enquanto futuras pedagogas, pois é de grande relevância que os jogos não sejam vistos como passatempo em sala de aula, mas sim como um recurso pedagógico que podem contribuir para resultados extraordinários no processo de ensino e aprendizagem.


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