A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES
Este trabalho teve
como objetivo instrumentalizar os discentes normalistas para
trabalhar a música como disciplina na sala de aula, bem como fomentar a
discussão sobre o ensino por meio da música na educação básica e sua importância
no desenvolvimento da criança em processo de alfabetização. Assim também propor
atividades que podem ser realizadas em sala de aula nos anos iniciais do ensino
fundamental
A
Lei n.11.769 (BRASIL, 2008), sancionada em 18 de agosto de 2008, dispõe a
obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica a ser implantada até
2011, alterando assim a LDBEN nº 9394/96, porém a dificuldade maior está na
formação dos docentes, estes se encontram despreparados para trabalhar com os
alunos. Neste contexto as instituições de ensino utilizam a música nas aulas da
disciplina de artes apenas como um recurso, porque infelizmente não existem
profissionais qualificados para trabalhar a música como disciplina.
Com o ensino da
música é possível ao aluno se tornar um sujeito crítico de transformação, uma
vez que ela trabalha e desenvolve as funções psíquicas superiores, coordenação
motora, percepção, pensamento, linguagem, raciocínio lógico, leitura dentre
outros. A linguagem é o que permite o indivíduo se comunicar, expressar-se,
organizar seus pensamentos e assim agir como sujeito de transformação de sua
realidade.
Scherer (2010, p.16) afirma que “um dos aspectos fundamentais no aprendizado da música é entender que ela é uma forma de representação das visões de mundo, das maneiras de interpretar a realidade por meio de sons e silêncios”.
A
música deve ser trabalhada na escola como uma disciplina com suas próprias
especificidades e objetivos e o professor como mediador do processo de ensino e
aprendizagem precisa atuar de maneira significativa na zona de desenvolvimento
proximal do aluno para que seja possível a este aluno chegar à zona de
desenvolvimento real. Somente assim a disciplina de música poderá atingir os
resultados esperados, pois esta pode contribuir para a formação de uma nova
concepção de homem, de sociedade e de mundo, dando oportunidades ao sujeito de
atuar na sociedade como um ser ativo.
Proposta de atividades
Iniciamos comentando a importância da
música para o desenvolvimento do ser humano e suas características. Explicamos
o que é a música e quais são seus elementos. Após desenvolvemos atividades
sobre os elementos musicais, num segundo momento faremos uma atividade voltada
para o 1º ano do ensino fundamental com o objetivo de desenvolver atenção e
memória, a atividade consiste em confeccionar com os alunos o jogo da memória
com os instrumentos e notas musicais.
Para o 2º ano do
ensino fundamental, confeccionamos o Bingo, da música, “Gente tem sobrenome” do
autor e compositor TOQUINHO, esta atividade tem por objetivo auxiliar as
crianças no desenvolvimento das funções psíquicas superiores tais como a
linguagem, a capacidade de percepção, abstração e generalização, memória,
atenção, sistematização do pensamento e formação de conceitos.
Para o 3º ano propôs-se a música “EU” do grupo
PALAVRA CANTADA, após ouvir a música com os alunos discutir sobre a letra, o
ritmo, e os instrumentos musicais utilizados pelos cantores e assistir ao vídeo
clip, num outro momento identificar as palavras escritas erradas e fazer a
correção com os alunos, pesquisar palavras desconhecidas no dicionário para
saber seu significado.
A proposta do 4º ano consistiu em trabalhar a
música “Aquarela do Brasil” do autor, TOQUINHO, trabalhando o contexto da
música, que o autor quis dizer ao compor a música, pedir que cada aluno
expresse sua opinião sobre a ideia do que se trata a música, e qual a relação
da música com a realidade, após foi feito a produção coletiva de um texto no
qual inicia-se com a primeira estrofe da música, esta atividade tem por
objetivo proporcionar ao aluno uma reflexão critica levando-o a analisar o que
esta por trás da letra da música e o que o autor quis expressar ao compor a
música.
Contribuições
A
música trabalhada como disciplina nos permite levar ao aluno uma metodologia
diferenciada, no qual este pode aprender a ler/escrever por meio de atividades
planejadas de acordo com sua realidade, contribuindo com seu desenvolvimento
das funções psíquicas superiores.
Assim é de grande relevância que a música não
seja compreendida como passatempo em sala de aula, mas sim com o uma disciplina
que pode contribuir o desenvolvimento dos processos psíquicos superiores.
REFERÊNCIAS:
PARANÁ,
Secretaria do Estado. Diretrizes
Curriculares da Educação Básica de Artes. 2008.
SCHERER, Cleudet
de Assis. A importância da Musicalização
Infantil no Desenvolvimento Integral da Criança. 2011.
SCHERER, Cleudet
de Assis. Musicalização e
Desenvolvimento Infantil: Um Estudo com crianças de três a cinco anos. 2010.
SCHERER, Cleudet
de Assis; GOULART, Áurea Maria Paes Leme. A
contribuição da musicalização para o desenvolvimento das funções psíquicas. 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário