quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Atividades realizadas em Agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES


Este trabalho teve como objetivo instrumentalizar os discentes normalistas para trabalhar a música como disciplina na sala de aula, bem como fomentar a discussão sobre o ensino por meio da música na educação básica e sua importância no desenvolvimento da criança em processo de alfabetização. Assim também propor atividades que podem ser realizadas em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental

A Lei n.11.769 (BRASIL, 2008), sancionada em 18 de agosto de 2008, dispõe a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica a ser implantada até 2011, alterando assim a LDBEN nº 9394/96, porém a dificuldade maior está na formação dos docentes, estes se encontram despreparados para trabalhar com os alunos. Neste contexto as instituições de ensino utilizam a música nas aulas da disciplina de artes apenas como um recurso, porque infelizmente não existem profissionais qualificados para trabalhar a música como disciplina.

Com o ensino da música é possível ao aluno se tornar um sujeito crítico de transformação, uma vez que ela trabalha e desenvolve as funções psíquicas superiores, coordenação motora, percepção, pensamento, linguagem, raciocínio lógico, leitura dentre outros. A linguagem é o que permite o indivíduo se comunicar, expressar-se, organizar seus pensamentos e assim agir como sujeito de transformação de sua realidade.

Scherer (2010, p.16) afirma que “um dos aspectos fundamentais no aprendizado da música é entender que ela é uma forma de representação das visões de mundo, das maneiras de interpretar a realidade por meio de sons e silêncios”.

A música deve ser trabalhada na escola como uma disciplina com suas próprias especificidades e objetivos e o professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem precisa atuar de maneira significativa na zona de desenvolvimento proximal do aluno para que seja possível a este aluno chegar à zona de desenvolvimento real. Somente assim a disciplina de música poderá atingir os resultados esperados, pois esta pode contribuir para a formação de uma nova concepção de homem, de sociedade e de mundo, dando oportunidades ao sujeito de atuar na sociedade como um ser ativo.

Proposta de atividades

Iniciamos comentando a importância da música para o desenvolvimento do ser humano e suas características. Explicamos o que é a música e quais são seus elementos. Após desenvolvemos atividades sobre os elementos musicais, num segundo momento faremos uma atividade voltada para o 1º ano do ensino fundamental com o objetivo de desenvolver atenção e memória, a atividade consiste em confeccionar com os alunos o jogo da memória com os instrumentos e notas musicais.




Para o 2º ano do ensino fundamental, confeccionamos o Bingo, da música, “Gente tem sobrenome” do autor e compositor TOQUINHO, esta atividade tem por objetivo auxiliar as crianças no desenvolvimento das funções psíquicas superiores tais como a linguagem, a capacidade de percepção, abstração e generalização, memória, atenção, sistematização do pensamento e formação de conceitos.


Para o 3º ano propôs-se a música “EU” do grupo PALAVRA CANTADA, após ouvir a música com os alunos discutir sobre a letra, o ritmo, e os instrumentos musicais utilizados pelos cantores e assistir ao vídeo clip, num outro momento identificar as palavras escritas erradas e fazer a correção com os alunos, pesquisar palavras desconhecidas no dicionário para saber seu significado.


A proposta do 4º ano consistiu em trabalhar a música “Aquarela do Brasil” do autor, TOQUINHO, trabalhando o contexto da música, que o autor quis dizer ao compor a música, pedir que cada aluno expresse sua opinião sobre a ideia do que se trata a música, e qual a relação da música com a realidade, após foi feito a produção coletiva de um texto no qual inicia-se com a primeira estrofe da música, esta atividade tem por objetivo proporcionar ao aluno uma reflexão critica levando-o a analisar o que esta por trás da letra da música e o que o autor quis expressar ao compor a música.


Contribuições

A música trabalhada como disciplina nos permite levar ao aluno uma metodologia diferenciada, no qual este pode aprender a ler/escrever por meio de atividades planejadas de acordo com sua realidade, contribuindo com seu desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
Assim é de grande relevância que a música não seja compreendida como passatempo em sala de aula, mas sim com o uma disciplina que pode contribuir o desenvolvimento dos processos psíquicos superiores.

REFERÊNCIAS:
PARANÁ, Secretaria do Estado. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Artes. 2008.

SCHERER, Cleudet de Assis. A importância da Musicalização Infantil no Desenvolvimento Integral da Criança. 2011.

SCHERER, Cleudet de Assis. Musicalização e Desenvolvimento Infantil: Um Estudo com crianças de três a cinco anos. 2010.

SCHERER, Cleudet de Assis; GOULART, Áurea Maria Paes Leme. A contribuição da musicalização para o desenvolvimento das funções psíquicas. 2008


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