O ENSINO DE HISTÓRIA, CONCEITOS E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO E APRENDIZAGEM
Objetivo deste
trabalho é orientar os futuros professores por meio de atividades pedagógicas uma
nova forma de ver, pensar e de compreender a história, contribuindo para a
formação do pensamento histórico, a partir da produção de conhecimento, pois a
disciplina de história quando bem trabalhada e planejada com objetivos a serem
atingidos pode promover a aprendizagem, fazendo com que os alunos percebam que
eles fazem parte de uma história. O
ensino de história tem como papel fundamental a formação da consciência
histórica, possibilitando a compreensão do meio bem como a relação do sujeito
um com o outro e ainda a construção de identidade.
Apesar
de várias propostas para a disciplina de história serem reformuladas e
apresentadas em documentos dos quais regem todo o ensino, como os Currículos e
as Diretrizes, o ensino de história ainda é transmitido aos alunos de forma
fragmentado. Em sua maioria, os professores passam para os seus alunos, apenas
o que está escrito e proposto nos livros didáticos e nas apostilas, não usam
outros instrumentos metodológicos, como outros livros, revistas, imagens,
filmes e outras fontes, não realizam pesquisas e até mesmo discussões em sala
com os alunos.
Ensinar
história requer um dialogo permanente com diferentes saberes produzidos em
diferentes níveis e espaços. Requer do professor interrogações sobre a
natureza, a origem e o lugar ocupado por esses diferentes saberes, que norteiam
e asseguram sua prática em sala de aula. (GUIMARÃES, 2003, p.118)
O professor deve
ser um mediador em todo o processo de aprendizagem. No que se refere à mediação
do professor, Vigotski (1998) enfatiza sua importância para o desenvolvimento
da criança, no qual o professor deve partir do conhecimento que o aluno tem,
isto é, trabalhará a zona de desenvolvimento real da criança, para que ela se
aproprie de novos conhecimentos científicos sistematizados e chegue à zona de
desenvolvimento potencial.
Sendo
assim, no ensino de história, não é diferente. O professor deve partir dos
conhecimentos que os alunos dominam e não devem transmitir apenas o que está no
livro didático, não estamos colocando que o professor não deve usar o livro,
mas a proposta aqui apresentada é que o livro não deve ser a única opção de
fontes para o ensino de história. Para o ensino de história o professor deve
buscar novas práticas e metodologias de ensino. Deve levar os alunos refletirem
sobre os conteúdos expostos, buscando sempre outras fontes e materiais
didáticos.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
No primeiro ano
do ensino fundamental é importante ressaltar para os alunos a sua história de
vida, como eles então na fase inicial da alfabetização pode-se partir do
próprio nome. Neste sentido iniciando uma compreensão de que eles fazem parte
da história, bem como trabalhar a leitura e escrita.
Bingo
dos nomes: Nesta atividade deve-se distribuir a cada criança uma cartela para que cada um
escreva o seu nome. A cada letra sorteada pelo professor os alunos devem riscar
de sua cartela (se tiver no seu nome). O ganhador do jogo será aquele que
completar seu nome primeiro. Esta atividade tem por objetivo possibilitar aos
alunos um conhecimento das letras q compõe o seu nome, bem como as dos seus
colegas, enfatizando a leitura e escrita.
2º
ANO
Árvore Genealógica: nesta atividade os alunos deverão
pesquisar entre seus familiares os nomes e ano de nascimento das pessoas que
compõem a família e anotar. Após deverão trazer as anotações realizadas e
preencher a árvore genealógica em sala de aula.
Objetivos: Conhecer a
formação da sua história desde seu nascimento até os dias de hoje. Reconhecer a
importância da família. Entender a diversidade no âmbito familiar, respeitando
a cada uma. Estabelecer noções espaciais como antes e depois.
3º
ANO
(As famílias no
tempo)
·
Fazer um resgate da historicidade
familiar, por meio de imagens (fotos, vídeos...).
·
Identificar por meio do dialogo e da
escrita, as diferenças sociais, culturais percebidas nas imagens (vestuários,
composição familiar...);
·
Inserir a participação da criança na
coleta de imagens de suas próprias famílias;
·
Pedir para cada uma identificar nas
fotos trazidas por elas (Quem são as pessoas da fotografia? Quais os nomes
dessas pessoas? Todas moram na sua casa?).
·
Elaborar um quadro com as
características das imagens (as famílias do passado e da atualidade)
O objetivo é propiciar às crianças a reflexão sobre a importância das
relações familiares nos vários contextos sociais, e a compreensão da
construção da identidade por meio dos 3 eixos de analise que as diretrizes
curriculares de história (2008) propõem: particular e geral; semelhança e
diferença; continuidade/ permanência e rupturas/ transformações. Desse modo
proporcionando aos futuros professores olhares diferentes para a produção de
novas metodologias de ensino.
4º
ANO
Conteúdo:
A história do lugar onde vivemos (história local)
Atividades:
pesquisar o lacal onde vive. Para ser comparado e discutido com outros locais;
Poema do local onde vive.
Objetivo:
trabalhar sobre a importância de conhecer a história onde vivemos, uma vez que
deve-se partir da realidade do aluno, possibilitando o desenvolvimento da
leitura e escrita, bem como o conhecimento cientifico.
5
ANO
Conteúdo:
Imigrantes
·
Propor pesquisas no modelo de entrevista
com o possível familiar imigrante, ou até mesmo alguém próximo que possa contar
se teve na família alguém que migrou de um País para outro. A pesquisa pode
basear em questões como: De que país você é? Quando e como chegou ao Brasil? O
que levou você a imigrar para este País e para este Estado?
- A partir
das entrevistas, podem ser identificados os tipos de imigrantes existentes
no cotidiano dos alunos. Em vez de o professor trabalhar os imigrantes
apresentados pelo livro didático ou pela apostila, é possível selecionar
os imigrantes trazidos pelos alunos. Para aprofundar nos conhecimentos
científicos destes determinados imigrantes, o professor pode propor para
os alunos trabalhos em grupo ou individuais, para que os mesmos possam
buscar por meio de pesquisas em revistas; livros; fontes orais (entrevista
com pessoas) e internet, a cultura do País, a dança, a comida típica, etc.
- O professor
pode fazer oficinas, um exemplo é se o tema for “imigrantes italianos”, os
alunos podem fazer uma comida típica, neste caso o que pode ser produzido
pelos alunos em sala de aula é a pizza, divididos em grupos, os alunos
podem montar usando ingredientes trazidos pelo professor, assim podem usar
a criatividade e o trabalho em conjunto.
·
Construção de um livro diário das aulas.
O professor monta um livro e cada aluno ou grupos de alunos iram registrar o
que foi feito na aula. Está é uma forma de registrar a história presente na
sala de aula.
Objetivo: Expor
para os alunos (normalistas) que é possível trabalhar conteúdos de história,
desprendendo de um modelo tradicional e com outras fontes de materiais sem ser
apenas o livro didático.
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