terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Atividades realizadas em 06/12/2012



A Psicogênese da língua escrita


Este tema tem por objetivo analisar como a criança aprende de acordo com as ideias de Emília Ferreiro, conhecer as fases e níveis da escrita à luz da Psicogênese da Língua Escrita, bem como propiciar aos alunos de formação docente a compreensão da construção da escrita do ponto de vista da Teoria de Piaget e Ferreiro.

Emília Ferreiro, doutora pela Universidade de Genebra, orientanda e colaboradora de Jean Piaget, desenvolveu várias pesquisas sobre a aquisição da linguagem escrita pelas crianças. Ferreiro e Teberoski (1987), após inúmeras pesquisas perceberam que a criança aprende pela representação, pois a ontogênese (origem do homem) repete a filogênese (origem da espécie), por meio de sua psicogênese (origem da psiquê).
Nesse sentido, a criança constrói a linguagem escrita pelos mesmos estágios que a humanidade passou para chegar a língua escrita. Ferreiro não criou um método para ensinar a ler e escrever, mas estudou a forma como a criança constrói esse conhecimento.
Nesse sentido o trabalho sobre a teoria de Emília Ferreiro com os alunos (normalistas) possibilitaram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os seus estudos, mostrando que Ferreiro não criou um método para alfabetizar, e sim buscou compreender como a criança aprende.


 Atividade Proposta - Confecção de um bingo pedagógico

 


A confecção do bingo tem como objetivo direcionar o uso de novas metodologias em sala de aula, mostrando que é possível alfabetizar/letrar utilizando-se de outros recursos.

  • Livro com proposta de atividades pedagógicas diferenciadas

FERREIRO, Emília & TEBEROSKI, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre. RS: Artes Médicas, 1987.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES REALIZADAS EM 22/11 e 27/11/2012 NA ESCOLA CAMPO

ORIGENS DOS MÉTODOS E DAS CARTILHAS

O presente tema tem como objetivo entender como os métodos e as cartilhas adentraram às escolas e quais seus pontos positivos e negativos para a apropriação da escrita, bem como fazer uma analise das produções dos métodos de alfabetização, refletindo sobre o modo como as cartilhas/apostilas são utilizadas em sala de aula.

Mortatti (2006) afirma que as disputas pelo domínio de determinados métodos de alfabetização durante vários momentos da educação brasileira, teve como principal destaque as cartilhas como instrumento de concretização dos métodos e conteúdos de ensino.



A partir dos estudos e discussões sobre o tema, a intencionalidade é de fazer com que os alunos da formação docente possam ter uma melhor compreensão sobre os métodos utilizados e seus equívocos, percebendo que se pode inovar a forma metodológica de se trabalhar em sala de aula adequando as necessidades e curiosidades dos educandos ao conteúdo sistematizado.


ATIVIDADES PRÁTICAS


Oficinas com tampas de garrafa pet, caixas de fósforos e faixa do alfabeto (bolsão).

Estes recursos servem de ferramenta pedagógica como apoio em jogos educativos, no qual os educandos de formação docente confeccionaram os materiais para realizarem os jogos.

As atividades tiveram duração de 8 horas/aula, com intuito de mostrar aos alunos de formação docente que existem outras maneiras de alfabetizar/letrando utilizando o lúdico como ferramenta de alfabetização.
Alfabeto movel em tampa de garrafa pet


alfabeto movel em caixa de fosforo


faixa do alfabeto (bolsão)



Objetivos:
 Desenvolver a memorização, a atenção, a concentração e o reconhecimento das letras do alfabeto, no qual os alunos normalistas da escola campo terão a oportunidade de aplicar estas oficinas em seus estágios realizados no Ensino Fundamental e também quando forem professores.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA CAMPO EM 01/11 e 08/11/12


A HISTÓRIA DA ESCRITA E A RELAÇÃO DA LINGUAGEM COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO 


O inicio das atividades se deu por meio da origem da História da Escrita e a Relação da Linguagem com outras áreas do conhecimento. Tendo como objetivo, apresentar aos alunos o processo de evolução da escrita, expondo a relação da linguagem e da escrita com as outras disciplinas e propor novas metodologias por meio de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização/letramento.
O trabalho foi desenvolvido na escola-campo, com respaldo teórico sobre a escrita sua história e evolução, seguindo-se de atividade práticas, direcionando as mesmas para serem aplicadas em sala de aula com alunos em fase de alfabetização.

 Atividades práticas realizadas pelos alunos

  •   Ilustração do livro ‘História da escrita’ por meio de desenhos representando a escrita das cavernas até os dias atuais, e a escrita na argila por meio de códigos da escrita cuneiforme. (materiais utilizados: folha sulfite A4, lápis grafit, lápis de cor; argila, palito/espeto de churrasco, bandeja/prato de isopor). 
    Ilustração do livro



    Escrita na argila


  • Carta enigmática: Decifrando os códigos e os meios de comunicação, com base na teoria histórico-cultural.(materiais utilizados: folha sulfite A4, lápis, e.v.a caneta permanente).

  •  Dinâmica de expressão corporal. (material utilizado: cadeiras).


  • Produção do Tangram, por meio da contação de história.(materiais utilizados: cartolina, tesoura, régua).


 

 OBJETIVOS DAS ATIVIDADES TRABALHADAS

O objetivo das atividades é propiciar aos alunos a pensarem sobre as mudanças que ocorreram historicamente para se chegar à escrita que conhecemos hoje, possibilitando a compreensão de que a linguagem (tanto falada como a escrita) precisa ser entendida por todos, não importando o código. Enfatizando a linguagem e sua relação com as outras áreas do conhecimento e que as disciplinas não devem ser vistas como um campo isolado do conhecimento, expondo a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização/letramento.